sexta-feira, 30 de outubro de 2009

FESTA DOS 50 ANOS.

COMEÇAM OS PREPARATIVOS PARA A COMEMORAÇÃO DE 50 ANOS DE NOSSA CIDADE. (DONA INÊS).

Com a aproximação do dia 17 de Novembro, dia em que nosso município comemora 50 anos de emancipação política, os eventos já começam a serem preparados. Segundo algumas informações, serão 3 dias de festas, e uma atração já garantida, é o Cantor de maior destaque do município, NECO LOBÃO, que com sua banda prometem agitar o evento. As comemorações ainda homenagiará os grandes nomes do município.
Tentaremos divulgar todo o evento no blog.

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL.

ACIDENTE DE MOTO DEIXA 1 MORTO E 1 FERIDO.

Por volta das 11:40 da manhã de ontem (29/11), o senhor Francisco Marinésio da Silva de 45 anos residente do município dee Araruna-PB, trafegava pela rodovia que liga a cidade Dona Inês à bilinguim, quando em uma curva perdeu o controle da motocicleta e tombou pra fora do asfalto. O condutor do veículo teve morte instantanea e a garupa, conhecida apenas por Andresa, foi socorrida para o hospital do município de Dona Inês para os primeiros atendimentos (foto).
Este é mais um dos vários casos ded acidentes com motocicletas que aconteceem em nosso município. Curvas fechadas e na maioria das veses, imprudência, têm sido as principais causas desses acidentes.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

TRADIÇÃO E FÉ.


Todos os anos centenas de regiosos saem em procissão da cidade de Dona Inês para a capela da Cruz da menina, que fica há 2 Km da cidade. O evento é em memória a uma menina que teria morrido no local e segundo alguns populares, tem sido causa de milagres. Pra este ano, um número bem maior de fiés se preparam pra acompanharem a procissão que encerra-se com a celebração de uma santa missa em frente a capela. A saída está marcada para as 5:00Hs da manhã do dia 01/11.

1º FESTA DO QUILOMBOLA.



O município de Dona Inês se prepara para realizar o primeiro evento voltado para a comunidade negra do município. A Festa do Quilombola, como ficou conhecida, acontece nos dias 31/10 e 01/11 do corrente ano e tem o objetivo de homenagiar esta gente tão importante para a história do nosso País. O Quilombo está localizado na comunidade de Cruz da Menina, há cerca de 2 Km da cidade e apresentará uma série de eventos nesses dias. Música, Dança, Artesanato e comidas típicas. A festa tende a fazer parte do calendário festivo da cidade.
Alegria e muita festa no encontro da cultura com a religiosidade e com a nossa história.
Parabens guerreiros do Brasil.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ASSALTO À CASA LOTÉRICA.


Na tarde de ontem (20/10/09), nossa cidade foi mais uma vez visitada por assaltantes que agem em toda região. O assalto da casa lotérica Santa Inês, deixo a população em alerta. Veja como aconteceu:

"Eles chegaram em uma moto Honda CG 125 titan, cor vermelha, sem placa, adentraram na casa lotérica Santa Inês de propriedade da vítima anunciaram o assalto e roubaram 01 (um) celular nókia, 01 (um) relógio de pulso cássio e uma quantia de R$ 700,00 (setecentos reais) em espécie, em seguida fugiram com destino ao povoado de Cozinha onde roubaram uma moto Honda CG 150 titan, cor vermelha, placa DOI 0735-PB de propriedade de Rosenildo Marcos dos Santos, 27 anos, mototaxista, residente na rua Antônio Toscano, s/n, Dona Inês.

Em fuga, a dupla seguiu para a cidade de Cacimba de Dentro que após trocar tiros com policiais militares abandonaram a segunda moto. A guarnição da PM na viatura 0928 comandada pelo Cabo Freire após trocar tiros com os elementos efetuaram varias rondas no sentido de localizar e prender porem sem êxito, a moto foi conduzida a Delegacia de Don Inês."

É D+

É incrível a facilidade com que os marginais agem hoje em dia. Tanta naturalidade que dá pra pensar que eles sabem que ninguém vai impedir suas ações. Esta facilidade tem causado pânico na população, que s sente completamente desprotegida. Falta de investimento em segurançapública não é tudo, o que precisamos, é de uma reforma no judiciário, leis mais severas. Ô Brasil curioso, se faz reforma na lingua portuguesa, e permite que estas leis arcaicas continuem em funcionamento. Vai entender.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

FESTA EM SERRA DO SÍTIO.

EZIÉLIO SHOW
BANDA SWINGAR
VEREADOR DAMÁSIO BERTO

A comunidade de serra do Sítio, localizada há 6 Km da cidade de Dona Inês, selebrou com muita festa o dia da padroeira Nossa Senhora Aparecida. Além das festividades religiosas, a comunidade promoveu a festa social, com participação da Banda Swingar, formada por moradores da comunidade e do tecladista Eziélio Show. A festa foi uma realização do Vereador damásio berto (PMDB). Foi o quarto ano de festividades. A esperança da comunidade é a de que a festa entre pro calendário festivo da Cidade.

FESTA DA CRIANÇADA.

Dona Inês - Paraíba - Brasil - Webmaster: G. G. Carsan




O dia das crianças em Dona Inês, foi comemorado com muita festa. A prefeitura realizou um evento que trouxe a criançada de todo o município. Brincadeiras, sorteios de premios, e muita alegria com participação de palhaços. O evento aconteceu no dia 10 de Outubro eteve o patrocínio total da prefeitura de nossa cidade.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS.


Um homem foi baleado na manhã desta terça-feira (25) em frente ao Fórum Dr. Ferreira Júnior, no município de Cajazeiras. Antônio Rodrigues da Cruz, de 65 anos, foi abordado por um adolescente de 17 anos, quando deixava uma audiência no Fórum. A vítima é acusada de matar o pai do adolescente em janeiro deste ano.

Antônio estava sendo ouvido pela Justiça por ser um dos acusados de matar o pai do adolescente, que ficou enfurecido com a presença do possível assassino e efetuou vários disparos contra ele. Antônio foi atingido por dois tiros e encaminhado para o Hospital Regional de Cajazeiras.

O hospital informou que a vítima foi atingida no braço e na mão e já está no bloco cirúrgico para retirada dos projéteis. O estado de saúde dele é regular.

O adolescente confessou a tentativa de homicídio e está detido na Delegacia de Cajazeiras.

SEMINARISTA DONAINESENSE RECEBE O ACOLITATO.


No próximo dia 30/08, o Seninarista Donainesense, José Renato, receberá o ACOLITATO em uma cerimônia que estará acontecendo as 11:00 Hs (manhã). Além do Seminarista José Renato (Dona Inês), serão intituídos outros dois seminaristas paraibanos: Joanderson Marinho (Pirpirituba) e José Fabiano (Belém). A cerimônia deverá ter a duração aproximadamente de 2 horas.

O ACOLITATO Trata-se do ministério que é concedido para aqueles que estão próximos da ordenação Presbiteral (ou seja, para serem ordenados Padres para a Igreja). O ACOLITATO permite ao seminarista: preparar o Autar para a consagração do Pão e do Vinho, no Corpo e Sangue do Senhor Jesus Cristo, distribuir a Comunhão e realizar a purificação dos vasos sagrados ao término da Santa Missa. A Missa de Instituição no ACOLITATO será presidida por Dom Lucena, Bispo Diocesano de Gurabira. Além dos concelebrantes, formadores do Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil. A cerimônia contará ainda com as presenças de várias autoridades, médicos e empresários paulistanos.


sábado, 22 de agosto de 2009

POESIA NO DIA DO FOLCLORE.


As flô de Puxinanã
(Paródia de As “Flô de Gerematáia” de Napoleão menezes)


Três muié ou três irmã,
três cachôrra da mulesta,
eu vi num dia de festa,
no lugar Puxinanã.


A mais véia, a mais ribusta
era mermo uma tentação!
mimosa flô do sertão
que o povo chamava Ogusta.


A segunda, a Guléimina,
tinha uns ói qui ô! mardição!
Matava quarqué critão
os oiá déssa minina.


Os ói dela paricia
duas istrêla tremendo,
se apagando e se acendendo
em noite de ventania.


A tercêra, era Maroca.
Cum um cóipo muito má feito.
Mas porém, tinha nos peito
dois cuscús de mandioca.


Dois cuscús, qui, prú capricho,
quando ela passou pru eu,
minhas venta se acendeu
cum o chêro vindo dos bicho.


Eu inté, me atrapaiava,
sem sabê das três irmã
qui ei vi im Puxinanã,
qual era a qui mi agradava.


Inscuiendo a minha cruz
prá sair desse imbaraço,
desejei, morrê nos braços,
da dona dos dois cuscús!

DIA DO FOLCLORE.


Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.

Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ISSO É DEMAIS.


André Gomes e Bartolomeu Honorato
Do Jornal da Paraíba

Apesar de apresentar um crescimento de 28,9% nos investimentos na Segurança Pública para o policiamento nas cidades paraibanas, a Paraíba foi o Estado do Nordeste que menos investiu na área e ocupa o último lugar no ranking nordestino de recursos destinados ao setor. Os dados são do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que tem como fonte o Ministério da Justiça. Em 2008, o governo aplicou R$ 2.929.920,68 contra R$ 2.084.252,37 em 2007.

DO MODERADOR.

Cada vez mais, nossa esperança de que algum governador possa fazer alguma coisa pra melhorar nosso estado, fica perdida. Entra um, sai outro; e a situação continua na mesma calamidade. Num país onde a vilência cresce tanto, vemos cada vez mais, menos interesse de nossos governantes em coibir as ações criminosas. Tanto dinheiro gastos em campanhas publicitárias, programas de rádios, e na segurança, a situação é essa. Vamos aguardar e esperar que possamos um dia vê uma política pública de verdade.

LISTA DOS SALÁRIOS DOS PREFEITOS DA PARAÍBA.


O Tribunal de Contas revelou esta semana, quanto ganham os prefeitos da Paraíba. No topo da lista está o Prefeito da João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), com um salário de 18 mil Reais. O Prefeito de nossa cidade, Antonio Justino (PSB), ficou na lista dos que ganham 6.600 R$. Essa é a quantia que o nosso gestor recebe para administrar o nosso município.
Oprefeito de Campo de Santana, Targino (PMDB), ganha 8 mil R$, já o de Riachão, Paulo Viana (PMDB), está na casa dos 7.000 R$.

sábado, 15 de agosto de 2009

ESCOLA ESTADUAL TENTANDO VENCER AS ADVERSIDADES.

A E.E.E.F.M. Gov. Clóvis B. Cavalcanti, mesmo passando por muitas dificuldades, resultado da troca de governo no estado, prepara-se para realizar uma semana muito especial em comemoração ao 7 de Setembro. Eventos culturais e comídas típicas darão um brilho especial ao evento que contará com a organização de todos os professores e direção da instituiçõa e com a participação de todos os alunos, como também, de toda comunidade escolar. A programação está sendo preparada para ter início no dia 31/08 e terminar no dia 04/09.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Abertas as inscrições do PSS 2010 da UFPB.


Os candidatos devem acessar a página da Coperve, até o dia 28 deste mês, para efetuar a sua inscrição.


A disputa por uma das 6.955 vagas oferecidas através do Processo Seletivo Seriado (PSS 2010) da Universidade Federal da Paraíba começa nesta quarta-feira (12) com o início do período de inscrição para os 62 cursos de graduação da instituição e outras 70 vagas para o Curso de Formação de Oficiais da Policia Militar da Paraíba. Os candidatos devem acessar a página www.coperve.ufpb.br até o dia 28 deste mês para efetuar a sua inscrição.

As inscrições custam R$ 44 para os que farão as provas da 1ª série (PSS 1),. Já o valor para a 2ª série (PSS 2) é de R$ 27,50, quando o candidato tiver sido submetido as provas do PSS i e não tenha sido eliminado.

A taxa será de R$ 66 para os estudantes que farão s provas do PSS 1 e do PSS 2. Por outro lado, o valor da taxa para a prova da 3ª série (PSS 3) o valor é de R$ 27,50. Já para o conjunto das três séries, a taxa cobrada é de R$93,50. Os estudantes oriundos de escolas públicas estão isentos da taxa de inscrição, mas pagam apenas o manual do candidato cujo valor é de R$10.

A Comissão Permanente do Vestibular – Coperve disponibilizou nove cidades onde poderão ser feitas as inscrições do PSS 2010: Escola Estadual Padre Hildon Bandeira na Torre, com entrada na Rua Dom Moisés Coelho, em frente a sede da Coperve em João Pessoa. Em Campina Grande os candidatos devem se dirigir ao Shopping Luiza Motta no bairro do Catolé.

Em Patos e Sousa, os interessados devem se dirigir aos Campi da UFCG. Já nos municípios de Areia e Bananeiras os candidatos devem se dirigir aos Campi da UFPB. Em Mamanguape o local indicado é o Instituto Moderno (Campus IV) e em Rio Tinto na antiga fábrica de tecidos Rio Tinto (Campus IV).

A novidade é que os candidatos com nomes iniciados pelas letras A, B e C devem efetuar as inscrições online de hoje (12) até sexta-feira (14). Os estudantes cujo primeiro nome começa com as letras D a H devem efetuar a inscrição no período de 17 a 19 de agosto. Os candidatos com iniciais de I a L devem se inscrever de nos dias 20 e 21 deste mês. Os que tiverem a letra inicial que vai de M a R, farão as inscrições no período de 24 a 26 de agosto. E finalmente, os candidatos cujos nomes comecem com letras de S a Z as inscrições acontecerão nos dias 27 e 28 de agosto.

A Coperve esclarece que o aluno deve prestar atenção no dia específico da inscrição. Após a efetivação online, o estudante deve imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e se dirigir a qualquer agência do Banco do Brasil para efetuar o pagamento.

Outras informações no endereço eletrônico www.coperve.ufpb.br ou pelo telefone (83) 3244 1580.

Ascom UFPB

Paraíba quer fazer exames da nova gripe no próprio estado garante José Maranhão.

O governador do estado da Paraíba José Maranhão (PMDB), declarou durante visita a criança cirurgiada no Hospital Arlinda Marques, que vai encaminhar em Brasília, pedido ao Ministério da Saúde para que os exames de diagnóstico da Influenza A H1N1 sejam feitos aqui mesmo na Paraíba. Atualmente, todas as amostras de pacientes possivelmente infectados na Paraíba estão sendo encaminhados para o Instituto Evandro Chagas, em Belém.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

UM DIA...

Hoje olho pro passado com os olhos cheios de saudades, saudades da simplicidade; do convívio harmonioso; dos fins de tardes à prozear nas esquinas; poeira nos olhos, vindo das ruas descalçadas e da criançada a correr despreocupados e amenina tranciando seus longos cabelos qual lua tranciada ...

O MODERADOR.

Tenho ficado muito tempo longe deste blog, motivo, tem sido os compromissos demasiados. Pesso desculpas aos visitantes e compreenção por parte de todos. Smpre tive satisfação em moderar este blog, porque como ninguém amo minha cidade, Dona Inês, a quem sempre me refiro com carinho. Em breve terei recursos para atualizar nosso meio de comunicação de forma imparcial e verdadeira, como sempre tentei fazer.
A todos o meu fraterno abraço e que DEUS nos abençoe.

terça-feira, 7 de julho de 2009

REGIÃO.


O tempo deve permanecer bastante úmido e favorável à ocorrência de chuvas no Litoral, Brejo e Agreste da Paraíba, segundo o boletim meteorológico fornecido pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (AESA), nesta segunda-feira (6). O fato confirma as previsões pluviométricas apresentadas pela Agência para a região no início deste ano, durante reunião técnica em João Pessoa, de que as chuvas continuam até o final de agosto.


Segundo os meteorologistas da AESA, o favorecimento de maior concentração de nebulosidade e ocorrência de chuvas registradas na região desde a última sexta-feira (4) são características do período chuvoso que se iniciou em maio e se prolongará até agosto. “A perspectiva é de tenhamos aproximadamente 22 dias de chuvas neste mês, devido a distúrbios ondulatórios que se formaram no setor leste da Paraíba”, informou o diretor técnico da Agência, Laudízio Diniz.