Uma ótima notícia para nós donainesenses. Entre as 100 primeiras cidades brasileiras contempladas com o Programa Nacional de Banda Larga, Dona Inês está incluida.
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Raniery volta à Dona Inês-PB
Soube por fontes daqui de Guarabira, que o candidato a Deputado Estadual, Raniery Paulino (PMDB) estará retornando à Dona Inês no próximo Sábado (28).
Durante a passagem, uma legião de simpatizantes do candidato estará acompanhando-o.
Durante a passagem, uma legião de simpatizantes do candidato estará acompanhando-o.
V NOITE CULTURAL
Retificando.
O Colégio Municipal Sen. Humberto Lucena realiza nesta sexta-feira (27) a V noite Cultural.
O Colégio Municipal Sen. Humberto Lucena realiza nesta sexta-feira (27) a V noite Cultural.
Dona Inês/PB - conclusão do PROINFO
Sem giz, sem quadro negro. A nova proposta de ensino no Brasil, é a de que o professor possa utilizar de novos recursos tecnológicos e midiáticos para melhorar sua metodologia em sala de aula, fazendo de suas aulas, algo atraente para o aluno.
Mas quando o professor não é nativo da era digital, o que fazer?
Em resposta a tal questionamento, o MEC tem oferecido aos professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino de todo país, cursos que capacitem estes, para o uso de novas ferramentas no seu dia a dia. O Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação) é uma dessas oportunidades que o MEC tem oferecido aos professores de todo Brasil.
O ProInfoÉ desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED), por meio do Departamento de Infraestrutura Tecnológica (DITEC), em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais. O programa funciona de forma descentralizada, sendo que em cada Unidade da Federação existe uma Coordenação Estadual do ProInfo, cuja atribuição principal é a de introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública, além de articular as atividades desenvolvidas sob sua jurisdição, em especial as ações dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs). é um projeto que visa promover o uso pedagógico de tecnologias da informação relacionadas a conteúdos educacionais nas escolas públicas de todo o Brasil.
Em Dona Inês, cidade situada no curimatau paraibano, professores da rede municipal de ensino têm encarado o desafio de implantar as mídias e as novas tecnologias em seus planos de aulas. Para alguns é uma experiência nova.
Ontem (25), professores da Escola Municipal Professora Luquinha, concluíram a primeira etapa do curso do Proinfo, 40 horas. Satisfação e sentimento de mais um passo dado na busca interminável pelo conhecimento.
Para Maria Tereza, 50 anos, Professora desde os 18, este é o momento da era da informática. A professora disse que é preciso acompanhar as mudanças que vêm com as novas tecnologias. “Se não acompanharmos estas mudanças, nossos alunos ficarão um passo a frente de nós. É fácil perceber que num futuro bem próximo o computador será o ponto forte na sala de aula”. Afirmou a professora.
Para Maria Tereza e para a professora Telma, esta última de 49 anos, o pouco conhecimento com a máquina (o computador) é a principal dificuldade. “É comum que as crianças de hoje, tenham mais conhecimentos com a informática do que nós. Não tivemos a mesma oportunidade quando crianças ou mesmo jovens. Mas isso não nos desanima, vamos em frente com força de vontade.” Confessou Maria Tereza.
Aline, professora de 24 anos, vive uma outra realidade, diz não ter dificuldades em lhe dá com as novas tecnologias, e entende que estes recursos só vêm a melhorar a didática de sala de aula.
O Nordeste1 conversou com o Secretário de Educação do Município de Dona Inês, Assis
A mídia é um dos recursos mais importantes no mundo, e tem sido uma exigência em sala de aula. Este recurso não é um fim, mas um meio muito importante para enriquecer e melhorar nossas aulas. Essa geração é a geração da informática, da tecnologia. As crianças já dominam tudo isso, nós professores estamos chegando atrasados, mas com certeza acompanharemos essas mudanças. O professor tem que está na vanguarda, está à frente, ser o farol a mirar em direção ao futuro.
O Secretário ainda falou das dificuldades enfrentadas pelos professores, dizendo que é comum que se tenha dificuldades com aquilo que não se conhece. “Nosso município tem estado à frente de outros. Temos dado oportunidades para que os nossos professores conheçam essas tecnologias, conheçam este instrumento tão precioso que é a internet, a informática em si.” Declarou Assis, que aproveitou para revelar um compromisso do prefeito, Antonio Justino, quando disse que o professor que concluir a série de cursos que estará acontecendo até 2012, ganhará um notebook.
Assis acrescentou que para aqueles professores que não têm conhecimento com o computador, há a preocupação em oferecer cursos nos telecentros das escolas, para que estes trabalhem de forma melhor com essas tecnologias.
A professora Izabel, que esteve à frente da primeira etapa do curso, disse que a informática é um grande aliado do professor. Acrescentou que esta é a oportunidade de muitos professores que nunca tiveram contato com o computador, de conhecer essa ferramenta tão útil na vida dos docentes. Encerrou dizendo que acredita que muito professores estejam com a mente mais aberta para as novas possibilidades de trabalhar com recursos tecnológicos e midiáticos.
O grupo de professores que concluiu as 40 horas do Proinfo, se preparam agora para iniciarem uma nova etapa, esta de 100 horas.
domingo, 22 de agosto de 2010
Foi tanto auê!
Discursos, provocações, promessas, tudo isso rolou ontem (21) em Dona Inês, nos eventos que movimentaram a cidade.
Pela amanhã na feira livre o bloco de oposição que acompanha o governador, candidato a reeleição, José Maranhão (PMDB) fizeram movimento, já a parte da tarde e noite, foi a vez dos socialistas.
Liderados pelo prefeito Antonio Justino (PSB) os socialistas receberam Rômulo Goveia, Eva Golveia e Manoel Júnior.
Não fui para nenhum, mas me garantiram que ambos foram movimentados, proporcionalemte falando.
sábado, 21 de agosto de 2010
Movimentos políticos sacodem nossa cidade hoje (21)
Aqueles que estavam reclamando porque a política em nosso município estava lenta, devagar, calma, tranquila, vão se calar à noite. A promessa é que haja muito barulho na nossa pacata cidade. Dois eventos políticos estão agendados para a noite de hoje (21). Um do PSB e outro do PMDB.
Laranjas e vermelhos se encontrarão na política mais colorida da história. São tantas siglas partidárias, que se fossem usar as cores aracterísticas de cada, seria um verdadeiro arco-íres.
À noite a gente se encontra por lá!
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Muitos números.
Alguém já parou para prestar atenção na quantidade de números que vai ter que levar para a urna no dia de eleição, se for votar nos candidatos do prefeito Antonio Justino?
Tá com a gota! é número demais ... São seis números diferentes, não há nenhuma dobradinha de partido.
Começem a praticar.
Já pelo lado peemedebista, a coisa está mais fácil, é tudo da mesma sigla, com exceção o voto para presidente.
Gilson José com Dr. Damião.
Ex-candidato a prefeito, apoiado pelo ex-prefeito Luiz José, vai apoiar para deputado federal, Dr. Damião Feliciano (PDT).
Gilson José disse que não gostou do nome apresentado por Luiz José.
Gilson José disse que não gostou do nome apresentado por Luiz José.
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Dona Inês/PB - Cadeiras vazias e poucas matérias apresentadas, assim foi a sessão da Câmara Municipal que marcou a volta dos vereadores à casa do legislativo
Após o recesso, os vereadores do município de Dona Inês-PB voltaram a se encontrar na tarde de ontem (16) para dar continuidade aos trabalhos da casa legislativa daquele município. Sem muitas matérias a serem apresentadas, o que marcou a volta dos parlamentares á casa, foram os discursos. Vereadores da bancada de oposição, cobraram do representante do executivo ações que solucionem a falta de médicos nos PSFs no município. O vereador Neco de Lolô (PMDB) disse que a situação é preocupante. Falta de médicos e medicamentos são problemas sérios.
A vereadora Uliana Lúcio (PSB) disse que a falta de recursos e estrutura para acolher os profissionais da área de saúde que vem de fora, é a principal causa do abandono de serviço destes. “Não há um local que possa receber os profissionais de saúde. A isso, somam-se os gastos com alimentação. No fim das contas, é inviável para um médico se deslocar de outra cidade para atuar no município. Resultado disso é a falta de médicos para a população.” Explicou a socialista.
Outra discussão pertinente foi a falta de segurança pública citada pelo vereador Demétrio Ferreira (PSB). O mesmo falou dos assaltos constantes no município. Destacou ainda a falta de estrutura para os policiais. “É impossível termos segurança em nosso município quando um único policial que fica na cidade, não tem se quer uma viatura para se deslocar em diligências. Isso influencia no crescimento da criminalidade.” Usando da palavra, o vereador Neco de Lolô disse que a flexibilidade existente nas leis do nosso país é o que mais permite as ações criminosas. “O cara rouba hoje, é preso e amanhã está nas ruas rindo da gente. Dessa forma, não tem polícia que dê jeito.” Falou o vereador em tom de revolta.
Demétrio ainda apresentou um requerimento dos companheiros da casa, que solicitava uma viatura para o município. O requerimento foi aprovado na assembléia e enviado a Secretaria de Segurança Pública do Estado pelo Deputado Guilherme Almeida.
O vereador João de Deus (PMDB) lembrou que o momento político por qual passamos é delicado, e que as divergências políticas não podem ser levadas para a tribuna da casa. “Vamos manter a ética em nossos trabalhos, respeitando sempre a opção do outro.”. Declarou
Os parlamentares voltam a se encontrar na próxima segunda.
Com www.nordeste1.com.br
Movimentos políticos
No próximo sábado (21) os grupos políticos de nossa cidade prometem agitar a cidade. Tanto o grupo de situação, liderado pelo Prefeito Antonio Justino (PSB), quanto a grupo de oposição (PMDB) e coligados, estarão realizando eventos.
Do lado socialista, a promessa é que os candidatos apoiados, venham à cidade. Pelo lado peemedebista, não ouvi comentários, mas me contaram que a festa vai ser grande.
Acredito que estarei na serra ...o moido é bom ...ô tempo divertido.
Do lado socialista, a promessa é que os candidatos apoiados, venham à cidade. Pelo lado peemedebista, não ouvi comentários, mas me contaram que a festa vai ser grande.
Acredito que estarei na serra ...o moido é bom ...ô tempo divertido.
Vereadores e ex-candidato a prefeito em Dona Inês-PB, são discriminados por não seguirem os passos de seus líderes.
Em Dona Inês, município localizado no curimatau paraibano, dois vereadores que não apoiam os candidatos indicados pelos seus líderes, e o ex-candidato a prefeito, apoiado pelo ex-prefeito Luiz José, dizem que estão sendo discriminados dentro dos seus grupos políticos.
No primeiro caso, a vereadora Uliana Lúcio (PSB) (Foto 2) conversando com o Nordeste1, disse ter ficado surpresa com a declaração do seu líder, Prefeito Antonio Justino (PSB), quando este disse em seu programa de Rádio semanal, que contava com dois vereadores na Câmara Municipal. A bancada de situação é formada pelos vereadores, Demétrio Ferreira, Dema Henrique e Uliana Lúcio, todos do PSB.
A declaração do Prefeito, que exclui Uliana da bancada de situação, veio logo após a atitude da vereadora, que resolveu apoiar candidatos diferentes daqueles que ele (o gestor municipal) apresentou à sua bancada.
Uliana disse que tal declaração fez com que a população entendesse que o Antonio Justino estaria expulsando-a do bloco político, algo que acredita não ter existido. “Foi uma colocação infeliz. Espero que Justino venha a repensar em suas colocações. Não estou traindo meu bloco político, só estou apoiando candidatos do meu grupo, ele (o prefeito) é que tomou uma postura diferenciada daquilo que rege a fidelidade partidária. Preciso obedecer às diretrizes do meu partido.” Explicou a socialista.
A vereadora ainda acrescentou que permanece no partido, independentemente do posicionamento do presidente de sua sigla em relação a sua pessoa. “Permaneço no meu partido. O prefeito é que deve explicações ao partido que lhe abriu as portas, o PSB.” Encerrou a vereadora, dizendo também que, “fidelidade não é para todos.”
No outro caso, o ex-candidato a prefeito pelo PMDB, Gilson José (Foto 1), apoiado pelo ex-prefeito Luiz José (PMDB), disse que o que se comenta na cidade, é que o mesmo teria rompido com seu partido. Ele explica:“Eu não rompi. Apenas disse em uma reunião que não gostava de um determinado candidato apresentado pelo ex-prefeito, e tenho todo direito de ter opinião própria. Sou PMDB até quando me quiserem.”
Não satisfeito com a “rebeldia” do aliado, o grupo peemedebista teria deixado Gilson de fora de alguns eventos e reuniões, o que o fez sentir-se excluído. “Eles (os peemedebistas) têm realizado eventos e reuniões e não me convidam, e ainda dizem que eu rompi, mas isso não é verdade.” Disse ele.
Quando perguntado se continuava sendo aliado de Luiz, ele declarou: “Com certeza. Devo muito a ele. Foi por ele que eu cheguei a ser candidato a prefeito em meu município, o que muito me orgulha, muito embora eu não tenha hoje nenhum favorecimento por parte do partido.” Concluiu.
Gilson José ainda disse, em tom de brincadeira, que iria criar junto com a vereadora Uliana, o partido do “PE” (Partido dos Excluídos).
O Vereador Damásio Berto (PMDB) que tem vivido uma situação semelhante, preferiu não se pronunciar, “No momento não quero falar. Vamos deixar a poeira baixar.” Declarou o vereador à equipe do Nordeste1.
sábado, 14 de agosto de 2010
Onda vermelha na serra
Olá gente boa!
Pensei que estando em Guarabira-PB, eu fosse ficar sem informações do que estaria acontecendo em minha amada cidade, Dona Inês-PB. Me enganei. É curioso como as coisas acontecem no brejo da Paraíba. Tudo que acontece na região, é noticiado e comentado aqui (Guarabira).
Dentre essas conversas que rolam por aqui, uma foi destaque a semana inteira. "Raniery Paulino vai invadir Dona Inês com uma onda vermelha", esse era o zumzumzum, dos peemedebistas. Com muita coisa para resolver até o lançameto do portal http://www.nordeste1.com.br/ que acontece hoje (14), acabei não noticiando tal evento.
O encontro do candidato a Deputado Estadual, apoiado pelos peemedebistas de Dona Inês, de 1º grau e de 2º grau, acontece hoje pela manhã. A promessa dos assessores de Raniery, é que uma verdadeira onda vermelha chegará à serra.
Pena não está aí pra ver.
Alguém manda uma foto pra mim?
E-MAIL: jcjuniorcampos@gmail.com
Sim ...já ia esquecendo. Em setembro a caravana da verdade, vai está em Dona Inês. Ricardo, Cássio e Efraim subirão a serra. (segundo as informações do brejo)
Um bom dia.
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Volta do recesso na Câmara Municipal de Dona Inês-PB
Pelo que fiquei sabendo, os trabalhos do legislativo em nossa cidade, voltam na próxima segunda-feira (16). Vai permanecer no mesmo dia e no mesmo horário.
A espectativa é de como vão se comportar nossos representantes diante do momento político que vivemos.
O fato de haver divisões quanto apoios a candidato ás eleições de outrubro deste ano será que vai causar confrontos na casa? Vamos aguardar.
Definido
Oi gente boa!
Léa é a Candidata do Vereador tucano, Napoleão;
Raniery Paulino do grupo de oposição (PMDB);
Olenka Maranhão (se não me engano), será apoiada pela vereadora e presidente da câmara Lêda;
Beto do Brasil também será apoiado (perdão, não sei informar por quem).
Me parece quem outros nomes. Vou descobrir, depois conto pra vocês.
Obs.:
Não estou postando os comentários por questões, não de ética (como criticou um amigo em um comentário), mas por respeito a Justiça Eleitoral. Mas continuem mandando vossos comentários, é interessante.
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Afinal quem vai ser o deputado estadual do socialista?
Tive uma informação agora a pouco curiosa. A informação é que o ex-prefeito de Marí/PB, Marcos Martins, estaria novamente em conversas com o prefeito de Dona Inês. Segundo a informação, existe uma possibilidade de Antonio Justino apoiar o candidato a deputado estadual. Nas últimas semanas Marcos tem vivido um verdadeiro dilema, "SER OU NÃO SER" eis a questão.
Mas deixando de lado o parafrazeado, a verdade é que se Justino apoiar Marcos Martins, vai está trocando "SEIS" por "MEIA DÚZIA". Isso porque saiu no Blog Fato a Fato que, "o ex-prefeito de Mari, Marcos Martins, candidato a deputado estadual pelo PDT anunciou que está aderindo ao projeto de reeleição do governador José Maranhão do PMDB. Martins confirmou a assessores que vai votar no candidato do PMDB por ter o melhor projeto para a Paraíba e o município de Mari." http://www.fatoafato.com/
É melhor eu me calar, acho que estou falando demais, ou seja, escrevendo demais.
Prefeito de Dona Inês rompe com Pedro Medeiros e apoia outro candidato para Estadual.
Não sou nenhuma "mãe diná", mas cantei esta bola em várias rodas de conversas políticas.
A situação do Prefeito de Dona Inês não era nada confortável com relação aos nomes apresentados como apoio para esta eleição.
Manoel Júnior (PMDB) e Pedro Medeiros (PSDB) não foram aceitos com agrado pelos seguidores políticos do socialista Antonio Justino.
Como adiantei, a situação ficaria ainda pior quando Pedro Medeiros assumisse o apoio a reeleição do Peemedebista Maranhão ao governo do estado. Acontecido isto, a única alternativa encontrada por justino, foi deixar Medeiros de fora e apoiar um outro candidato, e este é claro, precisa apoiar o ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB).
Pois bem, segundo informações repassadas ao mago, o nome do candidato ao legislativo é a esposa do candidato a vice do socialista Coutinho, Rômulo Gouveia. Seu nome é Eva Gouveia.
Eva Gouveia disputa pela primeira vez uma campanha ao legislativo.
As mudanças não param por aí. Vamos aguardar para sabermos quem vai ser apoiado por aqueles que iriam apoiar o ex-prefeito de Solâne, Beto do Brasil.
Falando nisso, alguém sabe me informar quantos candidatos estarão visitando nossa cidade nessas eleições? Perdi a conta.
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Explicando.
Deculpe a ausência.
Procurei explicações a cerca da dúvida em relação ao resultado do FPM na postagem abaixo. É o seguinte.
O resultado não se refere somente ao FPM, mas também, a todos os outros recursos que entram mensalmente na Prefeitura.
Assim, todos os meses a Prefeitura recebe recursos do: FPM - FEP - ICMS - ICS-ICMS ESTADUAL - CID - FUNDEB - SNA
Somando tudo isso, o resultado dos recursos de Julho foi 724.981,30 c
Procurei explicações a cerca da dúvida em relação ao resultado do FPM na postagem abaixo. É o seguinte.
O resultado não se refere somente ao FPM, mas também, a todos os outros recursos que entram mensalmente na Prefeitura.
Assim, todos os meses a Prefeitura recebe recursos do: FPM - FEP - ICMS - ICS-ICMS ESTADUAL - CID - FUNDEB - SNA
Somando tudo isso, o resultado dos recursos de Julho foi 724.981,30 c
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Justificativa
Bom Dia!
Recebí um comentário que dá conta da soma total do FPM de Julho da Prefeitura de Dona Inês.
O total seria, 299.315,88 c.
Confesso que também não entendí a soma de 724.981,30 c , mas a mesma foi liberada pelo BB.
De qualquer forma, obrigado ao internauta que contribuiu.
Assinar:
Postagens (Atom)