quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Dona Inês/PB - conclusão do PROINFO

Sem giz, sem quadro negro. A nova proposta de ensino no Brasil, é a de que o professor possa utilizar de novos recursos tecnológicos e midiáticos para melhorar sua metodologia em sala de aula, fazendo de suas aulas, algo atraente para o aluno.

Mas quando o professor não é nativo da era digital, o que fazer?

Em resposta a tal questionamento, o MEC tem oferecido aos professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino de todo país, cursos que capacitem estes, para o uso de novas ferramentas no seu dia a dia. O Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação) é uma dessas oportunidades que o MEC tem oferecido aos professores de todo Brasil.

O ProInfoÉ desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED), por meio do Departamento de Infraestrutura Tecnológica (DITEC), em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais. O programa funciona de forma descentralizada, sendo que em cada Unidade da Federação existe uma Coordenação Estadual do ProInfo, cuja atribuição principal é a de introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública, além de articular as atividades desenvolvidas sob sua jurisdição, em especial as ações dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs). é um projeto que visa promover o uso pedagógico de tecnologias da informação relacionadas a conteúdos educacionais nas escolas públicas de todo o Brasil.

Em Dona Inês, cidade situada no curimatau paraibano, professores da rede municipal de ensino têm encarado o desafio de implantar as mídias e as novas tecnologias em seus planos de aulas. Para alguns é uma experiência nova.

Ontem (25), professores da Escola Municipal Professora Luquinha, concluíram a primeira etapa do curso do Proinfo, 40 horas. Satisfação e sentimento de mais um passo dado na busca interminável pelo conhecimento.

Para Maria Tereza, 50 anos, Professora desde os 18, este é o momento da era da informática. A professora disse que é preciso acompanhar as mudanças que vêm com as novas tecnologias. “Se não acompanharmos estas mudanças, nossos alunos ficarão um passo a frente de nós. É fácil perceber que num futuro bem próximo o computador será o ponto forte na sala de aula”. Afirmou a professora.

Para Maria Tereza e para a professora Telma, esta última de 49 anos, o pouco conhecimento com a máquina (o computador) é a principal dificuldade. “É comum que as crianças de hoje, tenham mais conhecimentos com a informática do que nós. Não tivemos a mesma oportunidade quando crianças ou mesmo jovens. Mas isso não nos desanima, vamos em frente com força de vontade.” Confessou Maria Tereza.

Aline, professora de 24 anos, vive uma outra realidade, diz não ter dificuldades em lhe dá com as novas tecnologias, e entende que estes recursos só vêm a melhorar a didática de sala de aula.

O Nordeste1 conversou com o Secretário de Educação do Município de Dona Inês, Assis

A mídia é um dos recursos mais importantes no mundo, e tem sido uma exigência em sala de aula. Este recurso não é um fim, mas um meio muito importante para enriquecer e melhorar nossas aulas. Essa geração é a geração da informática, da tecnologia. As crianças já dominam tudo isso, nós professores estamos chegando atrasados, mas com certeza acompanharemos essas mudanças. O professor tem que está na vanguarda, está à frente, ser o farol a mirar em direção ao futuro.

O Secretário ainda falou das dificuldades enfrentadas pelos professores, dizendo que é comum que se tenha dificuldades com aquilo que não se conhece. “Nosso município tem estado à frente de outros. Temos dado oportunidades para que os nossos professores conheçam essas tecnologias, conheçam este instrumento tão precioso que é a internet, a informática em si.” Declarou Assis, que aproveitou para revelar um compromisso do prefeito, Antonio Justino, quando disse que o professor que concluir a série de cursos que estará acontecendo até 2012, ganhará um notebook.


Assis acrescentou que para aqueles professores que não têm conhecimento com o computador, há a preocupação em oferecer cursos nos telecentros das escolas, para que estes trabalhem de forma melhor com essas tecnologias.

A professora Izabel, que esteve à frente da primeira etapa do curso, disse que a informática é um grande aliado do professor. Acrescentou que esta é a oportunidade de muitos professores que nunca tiveram contato com o computador, de conhecer essa ferramenta tão útil na vida dos docentes. Encerrou dizendo que acredita que muito professores estejam com a mente mais aberta para as novas possibilidades de trabalhar com recursos tecnológicos e midiáticos.

O grupo de professores que concluiu as 40 horas do Proinfo, se preparam agora para iniciarem uma nova etapa, esta de 100 horas.

Com http://www.nordeste1.com.br/

Um comentário:

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA LUQUINHA disse...

Imensamente Agradecida pela divugação e insentivo!!!
Parabéns pela a atitude!!!!
Atenciosamente: Izabel.