terça-feira, 8 de dezembro de 2009

SAIBA COMO ESTÁ ACONTECENDO A 8ª CONFERÊNCIA NAC. DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.


Uma cidade onde as crianças e adolescentes são respeitados, têm escola e saúde garantidas e não precisam trabalhar para sobreviver. O sonho está longe da realidade para a maioria das famílias brasileiras, mas será verdade para 600 jovens até a próxima quinta-feira. Meninos e meninas de todo o país estão reunidos em Brasília para a 8ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Fora dos debates e painéis, eles passam o tempo em uma vila onde tudo é pensado em função da meninada: a Cidade dos Direitos. O evento se realiza no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
O local reproduz as instituições que ajudam a colocar em prática os itens do estatuto. Uma casa falante recebe o público logo na entrada e explica o que o visitante vai encontrar. Em seguida, há uma escola preparada para receber portadores de necessidades especiais. Cadeiras de roda e piso que orienta o deficiente visual mostram que é possível dar acessibilidade à sala de aula. Nesse ambiente, as crianças poderão escrever mensagens, que serão usadas para montar a Árvore dos Direitos. Até o fim da semana, o painel branco será coberto por desenhos e palavras pintados por meninos e meninas.
Ao caminhar pelas ruas de mentira, a criança conhecerá o papel de órgãos que fazem parte das cidades reais. Os visitantes aprenderão o que fazem o Ministério Público, os conselhos tutelares, as delegacias, a Defensoria Pública e a Vara Especializada da Infância e da Juventude. Uma lan house está disponível para demonstrar o uso consciente da internet. No Espaço Educomunicação, serão realizadas oficinas de rádio e televisão, ensinando as crianças a produzir conteúdo por conta própria.

Nenhum comentário: