segunda-feira, 3 de maio de 2010

PLENÁRIA RECEBE POUCOS PARTICIPANTES.

Por mais que se tente fazer uma política diferente, inovadora e democrática, ainda há um rejeição por parte da população no que se diz respeito a esse modelo político. As plenárias de orçamento democrático realizado em nosso município pela atual gestão, não tem reunido um número significativo de cidadãos. Isso é fato. Se considerarmos o número de populares nas comunidades, vamos ver que é inferior a participação destes nas plenárias. Ontem (02/05) foi a vez da comunidade de Lagedo preto receber o evento, e o que se viu foi uma discreta participação da comunidade. De serra do sítio umas três ou quatro pessoas participaram, de queimadas talvez o mesmo número.
Isso nos leva a refletir sobre o posicionamento dos cidadãos nas decisões políticas do nosso país.

Um comentário:

Geraldo Guilherme / João Massapina disse...

Sobre a matéria supra, tenho a dizer que a participação tem sido normal, com a participação daqueles que se destacam nas comunidades, nomeadamente os líderes comunitários, que condensam as prioridades de sua região; também daqueles mais politizados, que se sentem mais à vontade em participar. O assunto Orçamento é muito complexo, fugindo ao conhecimento de muitos, inclusive estudantes, que não aprendem na escola normal como fazer um orçamento - Em verdade, só se estuda isso em Nível Superior, em cursos específicos - e isso deve afastar um pouco a população.
Outrossim, quem não participa perde uma grande chance de tomar conhecimento das aplicações do dinheiro público e das novas tendências para o ano em curso e para o ano de 2011.
Estamos prestando conta das aplicações dos recursos públicos, divididos por região, o que tem agradado muito a população, que nunca tinha ouvido falar nisso.
abraço,
Geraldo Guilherme