segunda-feira, 8 de março de 2010

8 DE MARÇO.

O dia 8 de Março foi instituído pala celebrar o Dia Internacional da Mulher em homenagem às 129 trabalhadoras que foram queimadas vivas na fábrica Cotton, em Nova Iorque, porque decretaram greve para reivindicar melhores condições de trabalho e redução da jornada de trabalho, nesta mesma data.
Em 1910, por proposta de Clara Zetkin, durante a Segunda Conferência Internacional Socialista, o dia 8 de Março passou a ser celebrado em todo mundo como dia Internacional da Mulher. Este ano, a instituição da data completa 100 anos.
Ao longo desses anos, as mulheres comemoram vitórias como o direito ao voto, a inserção no mercado de trabalho, participação política, acesso à educação, segurança e às políticas públicas de saúde. Um dos marcos recentes da luta das mulheres foi a Lei Maria da Penha, que ampara mulheres vítimas da violência.
Apesar das conquistas, movimentos feministas ainda brigam contra a discriminação e a violência contra a mulher. Segundo dados fornecidos pelo Centro da Mulher 8 de Março, só no ano passado, 46 mulheres foram assassinadas na Paraíba. Além disso, 56 foram vítimas de estupro e 64 foram agredidas. Em 2010, o Centro já registra 8 assassinatos, 31 estupros e 18 agressões.

Nenhum comentário: