terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

OPINIÃO DO BLOGUEIRO ...

Pode até haver boa intenção do MPE - Ministério Público Estadual, nessa história de ordenar que os Prefeitos demitam todos que não são concursados até julho, mas falta conhecimento, prazo e discernimento, além de prioridade.
Se é para fazer justiça, vamos começar por onde o problema tem início, onde ele é mais forte, onde sangra com mais avidez o erário público, etc.
Os Prefeitos têm razão ao afirmar que as demissões vão paralisar municípios, ou melhor, que paralizariam. Sim, não acredito que essa medida seja efetivada, ainda mais em ano eleitoreiro.
Digamos que os Prefeitos fossem obrigados a demitir: como ficariam os serviços de profissionais contratados para aplicar/desenvolver projetos oriundos de programas federais?
Imaginemos uma pequena Prefeitura fazendo concurso público a cada 3 meses para suprir as necessidades de pessoal. Significaria a próxima farra dos concursos públicos, que já me parecem 'uma fábrica de dinheiro'.
Os componentes do MPE precisam entender que somente nas grandes cidades existem pessoal qualificado a contento e muito poucos se propõem a trabalhar no interior.
Então, os Prefeitos ou contratam esses profissionais quando surge uma chance de levar melhorias e desenvolvimento para o seu município, ou ficam parados, deixando os prazos para os convênios caducarem, vendo a água passar rio abaixo.
E na maioria das vezes, esse salário da Prefeitura, que não ultrapassa R$ 1.500,00 para assessores em cargo de confiança, para chefes de departamento, etc., representa a única fonte de renda do cidadão.
Em alguns municípios, não haveria mais o Secretário-Geral, os Chefes de Departamento ou Secretários, os Assessores, os Diretores, etc. E se houvesse, seria formado por pessoas, em sua maioria, sem experiência e sem formação. Aí os Prefeitos teriam que centralizar tudo em suas mãos e aí, além da ineficiência dos serviços, surgem os casos de centralização do poder, onde se criam os pequenos tiranos locais.
Por que o MPE não tenta cortar as mordomias de altos funcionários do Governo? por que não tenta abaixar os altos ganhos dos Deputados que trabalham um a dois dias por semana? por que não tentam derrubar a pensão vitalícia de ex-Governadores e Senadores? - homens ricos que não precisam desse dinheiro.
Senhores do MPE, querem fazer bonito, façam! mas saibam fazer. Pois essa ordem aos Prefeitos é o mesmo que um tiro pela culatra. Um tiro infeliz. Sintam-se afundando os pequenos municípios - a maioria, e tirando o pão da boca de muitos paraibanos.

G. G. Carsan - para blogs
Deixe você também seu comentário.

Nenhum comentário: